NOTÍCIAS

Fique por dentro das novidades

Ponto da embreagem: profissionais dão 7 dicas para achar e começar a fazer bonito

 As pessoas que estão começando a dirigir costumam ter bastante dificuldade na hora de achar o ponto da embreagem. Essa técnica é fundamental para controlar o carro, mas é preciso muita prática para dominá-la com perfeição.

Também chamado de ponto de saída, o pronto da embreagem é aquela tremidinha que o carro dá quando colocamos a primeira marcha e soltamos o pedal da embreagem lentamente. É nessa hora que o carro começa a ganhar força e movimento.

Confira algumas dicas de profissionais do trânsito para ganhar confiança e transformar esse "problema" em algo natural e intuitivo. Achando o ponto certo da embreagem você nunca mais vai deixar o carro morrer ou ficar com medo de encarar uma ladeira.

Ponto da embreagem

Passo a passo

Pise fundo na embreagem. Engate a primeira marcha. Solte a embreagem bem devagarzinho até sentir o carro começar a tremer. Esse é o ponto! Segure o pedal da embreagem, solte o freio e acelere um aos poucos. Solte devagar a embreagem. É só isso. Mesmo! Não precisa se apavorar.


STEPANPOPOV/SHUTTERSTOCK


Treine
Para a psicóloga Neuza Corassa, autora do livro "Vença o Medo de Dirigir" (Editoria Gente, 2006), o primeiro passo é se aproximar do carro ainda dentro da garagem. Ligue o motor e faça pequenos movimentos para trás e para frente, sentindo os três pedais. Treine o ponto da embreagem diversas vezes – essa é a hora de deixar o carro morrer, religá-lo com calma e pegar confiança.

Conheça seu carro


Já viu motoristas experientes dirigirem um carro emprestado e deixá-lo morrer na mesma hora? A cena é muito comum porque a embreagem muda de carro para carro (algumas são mais curtas, outras são mais longas). Por isso, se familiarizar com o pedal do veículo que você vai dirigir é fundamental para ter controle sobre ele.

DEMAERRE/ISTOCK

No semáforo

Para quem tem medo do carro morrer no semáforo, o instrutor Fabiano Silva dá a dica: fique de olho no farol oposto. Quando ele estiver fechando, busque o ponto da embreagem e segure, mantendo o pé no freio. Assim, quando o seu sinal ficar verde, você estará pronta para sair.

Ladeira

Subidas são um dos maiores pesadelos de quem está começando a dirigir. Segundo a instrutora de autoescola Daiane dos Santos, o ponto de saída das ladeiras não é só uma tremidinha, é o carro tremendo muito, quase morrendo. Quando sentir isso, tire o pé do freio e comece a acelerar, segurando a embreagem por dois segundos ainda. "Assim o carro não morrer e não volta", afirma a profissional.


WEEKEND IMAGES INC./ISTOCK


Técnica do balancinho

O ponto da embreagem nada mais é do que um equilíbrio entre os pedais. Ache o ponto onde acelerador e embreagem se equilibram e sinta o controle nos seus pés. Faça esse exercício em uma ladeira com pouca inclinação e domine o veículo aos poucos.

Freio de mão


Quem prefere parar em uma subida com o freio de mão deve acelerar devagar até sentir o carro tremer e a parte traseira levantar. Solte o freio de mão aos poucos e vá acelerando para o carro ganhar força. Usar o freio de mão não é errado (como alguns dizem): pelo contrário, vai te dar mais segurança.


Fonte: AlfenasHoje

31 de maio de 2019

Aprenda de uma vez por todas a fórmula perfeita para ser APROVADO de primeira na teórica do Detran