NOTÍCIAS

Fique por dentro das novidades

Viagem no tempo: veja como serão as cidades do -não muito distante – futuro

 Internet das coisas, mobilidade inteligente, veículos elétricos, inteligência artificial…esses serão termos cada vez mais presentes na vida das cidades. No entanto, para tornar isso realidade há alguns componentes fundamentais, entre eles a realização de parcerias. Ou seja, é necessária a união de esforços entre iniciativa privada, governos e população. “Para mim, o modelo ideal combina as três partes: sociedade, poder público e iniciativa privada. A população traz as dores para o governo que, com o apoio da indústria, desenha a solução mais assertiva”, defendeu Superintendente da área de segurança da Intelbras, Paulo Correa.

Para facilitar essas parcerias o Sebrae Paraná está presente no evento. No espaço, estão sendo realizadas rodadas de negócios para conectar prefeituras e empresas de tecnologias com soluções inovadoras para as cidades, além de estimular a conexão entre lideranças locais e empresariais. Também acontecem encontros setoriais que apresentarão o trabalho desenvolvido pelo Sebrae e histórias de sucesso de empresas que investiram em inovação.

Monitoramento
Uma das soluções apresentadas na Smart City Expo Curitiba 2023 e que certamente estará presente nas cidades do futuro, pois já é uma realidade, é o monitoramento por câmeras, identificação facial e de placas de automóveis. Em Florianópolis, por exemplo, houve a implementação do sistema no bairro de Pedra Branca em Palhoça. “Nós desenhamos uma solução customizada para eles, com monitoramento em tempo real por meio de câmeras que são acompanhadas pela própria associação e pela polícia. No primeiro ano, os índices de violência como furtos e roubos caíram 70%”, disse o Superintendente da área de segurança da Intelbras.

Postes conectados
Outra solução apresentada no evento são os postes de luz conectados. O projeto chamado Conecta 5G, com finalidade de acelerar a penetração da tecnologia 5G para os municípios brasileiros é uma apresentação da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Este sistema de iluminação pública traz três funções em um: os postes combinam luz, câmera de segurança e trazem antena 5G embutida.

Esse tipo de sistema já está instalado em três cidades – e em outras nove estão em fase de implementação. Curitiba foi a primeira cidade a utilizar a tecnologia, a partir de julho de 2022. Segundo Igor Calvet, presidente da ABDI, existem três desafios enfrentados pela governança territorial nas cidades: regulatório, burocrático e de comunicação e implementação de tecnologias. “O Conecta 5G é um dos projetos da ABDI que busca justamente promover a equalização desses três desafios”, exemplificou.

Táxis e ônibus elétricos
O que já se vislumbra para um futuro próximo é o uso cada vez mais difundido de veículos elétricos no transporte de passageiros, seja individual ou coletivo. Sem emissão de CO2 e ruídos, considera-se o veículo elétrico o futuro da mobilidade nas grandes cidades.
uritiba 2023, a Renault e a Mobilize, marcas do Renault Group, uma parceria estratégica com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Urbanização de Curitiba S/A (URBS) para utilização de veículos elétricos como táxi na cidade de Curitiba. O projeto disponibilizará veículos elétricos da Renault, adquiridos pela ABDI, com gestão da Mobilize Beyond Automotive, a motoristas de táxi da cidade paranaense selecionados pela URBS. “Essa nova parceria é mais um passo de todos os parceiros na implementação de soluções inovadoras de mobilidade”, explicou Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

Para o vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, a intenção é que esses testes sejam a base de um projeto de eletrificação da frota de táxi de Curitiba, dentro da política pública para conter as mudanças climáticas e zerar emissões de carbono até 2050.

“E mais uma vez uma nova inovação de Curitiba, que reforça o compromisso da cidade com a redução da emissão de gases de efeito estufa. Para isso, os taxistas terão vantagens. Não vão precisar pagar taxas de outorga, terão a recarga gratuita e ainda serão isentos de pagamento do Estacionamento Regulamentado (EstaR)”, disse Pimentel.

A Urbs deve lançar nas próximas semanas um edital de chamamento para que os taxistas possam participar do programa. A ideia inicial é realizar um sorteio para a escolha dos taxistas que vão rodar nos veículos. A tarifa cobrada dos passageiros será a mesma da praticada nos táxis convencionais.

Ônibus GNV
O primeiro ônibus do transporte coletivo da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) movido 100% a Gás Natural Veicular (GNV) também é uma das atrações da Smart City Expo Curitiba 2023. O veículo é da Companhia Paranaense de Gás (Compagas). Além do ônibus, a empresa levou para o espaço um caminhão movido a gás natural – ambos fabricados pela Scania – para destacar a importância do combustível na transição energética e na mobilidade urbana, aliando eficiência e competitividade.

Metaverso
Não foi possível ignorar também o Metaverso, um assunto debatido de diversas formas no Smart City Expo Curitiba 2023. A CEO e co-fundadora da Futurity Sysems, Cecília Tham, que participou de uma das palestras no evento, afirmou que é preciso estudar e se preparar para o futuro criando a sua melhor versão virtual.

“O metaverso está na sua infância, mas está se desenvolvendo na velocidade da luz e não podemos ignorar isso. Só atuando de maneira proativa será possível criar um ‘betterverso’ que faça sentido para cada um”, afirmou.

A proposta da futurista é que as cidades usem a tecnologia como uma ferramenta de aprendizagem assim como discussão do futuro. Isso inclui a participação da população. Ou seja, ela sugere a criação de “gêmeas digitais”, começando por pequenas regiões da cidade e entendendo seu comportamento e suas possibilidades. “Elas trazem transparência assim como desempenham um papel importante na modelagem da cidade e previsão do seu futuro.”

Cecília cita exemplos como Coreia do Sul, Dubai e Finlândia, que já usam a tecnologia como forma de estudo do futuro estruturas urbanas. “Para avançarmos, é precisamos da união de forças, para que uns aprendam com os outros. É fundamental também a participação dos cidadãos nessa construção”, diz. Em um país como o Brasil, essa cooperação é ainda mais importante, bem como a participação da iniciativa privada no financiamento das soluções.

“É preciso começar, tentar e aprender rápido. Curitiba já tem essa cultura da inovação e, por isso, pode ter um papel protagonista nesse cenário. Parece assustador se não nos prepararmos para tudo isso. Mas precisamos começar para ir longe usando o metaverso e a realidade aumentada.”


FONTE:PORTALDOTRANSITO

24 de março de 2023

Aprenda de uma vez por todas a fórmula perfeita para ser APROVADO de primeira na teórica do Detran