NOTÍCIAS

Fique por dentro das novidades

Motoristas reclamam da demora na entrega da carteira nacional de habilitação em Minas Gerais

 Motoristas de Minas Gerais reclamam da demora no recebimento da carteira nacional de habilitação (CNH). A falta do documento prejudica, principalmente, quem tem o carro como fonte de renda.

É o caso de Gustavo Schiara, que comprou um carro com o dinheiro do acerto do antigo emprego e o veículo está parado na garagem. O plano era trabalhar como motorista de aplicativo, mas a carteira não chegou.

"No dia 8 de dezembro do ano passado eu finalizei todo o processo que o Detran exige para ter a função EAR, que significa exerce atividade remunerada. Eu paguei todas as tarifas do Detran. (...) Até hoje eu não recebi a carteira. Até hoje eu nem sequer eu consigo rastreá-la".

O atraso afeta pelo menos 100 mil motoristas no estado que aguardam pelo documento. O Departamento de Estado de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) não informou o motivo dessa demora, mas disse que as carteiras que estão retidas foram liberadas na quinta-feira passada e devem ser entregues pelos Correios. Contudo, ainda assim, muita gente reclama da falta de informação.

"Principalmente as pessoas eu têm buscado a habilitação pra se adaptar ao novo mercado, a questão de delivery, a questão de entregas. E aí essa demora na entrega do documento tem atrapalhado a vida da pessoas", disse o presidente do Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores do Estado de Minas Gerais (SiproCFC), Alessandro Dias.
Outro problema é a falta de atualização do código de rastreio. Dias falou que isso tem causado transtorno para os motoristas.

"A gente tem inúmeros relatos de que as pessoas fazem o acesso, elas não conseguem identificar que o documento já está sendo entregue, ou já até houve a tentativa de entrega, quando, de repente, o documento já está na delegacia ou já foi até entregue", completou Dias.
Sem o documento físico, a versão digital que poderia ajudar o motorista, somente funciona para quem já tem o documento e está atualizado.

No caso da gerente comercial Lúcia Beatriz de Carvalho, por exemplo, não tem outro jeito e ela vai ter que esperar. Aprovada no exame de direção no dia 24 de novembro, viu a alegria virar frustração.

"Tive um gasto muito grande para tirar a minha habilitação e eu esperava receber ela porque, quando você vai fazer o exame de seleção, na hora lá eles são rigorosos, te reprovam por qualquer motivo. (...) Agora eu quero receber a minha CNH", falou indignada.
No início de dezembro do ano passado, foi divulgado pelo Detran-MG que as CNHs vencidas em 2020 terão mais um ano de validade. A resolução é válida também para permissões para dirigir (PPD) e a autorização para conduzir ciclomotores (ACC).

 

 

 

 

Fonte: G1

15 de janeiro de 2021

Aprenda de uma vez por todas a fórmula perfeita para ser APROVADO de primeira na teórica do Detran